quinta-feira, 28 de maio de 2009


O Brasil possui uma diversidade cultural muito grande, talvez a maior do mundo. A diferenças entre as culturas é o fruto da singularidade de cada grupo social, da sua história, da sua organização social e política e das suas relações com o meio e com outros grupos.
Costumamos, na maioria das vezes, olhar para uma cultura diferente com certa estranheza , distância e até mesmo com preconceitos.
Quando falamos em cultura urbana, quase sempre relacionamos com produções artísticas dos centros das cidades. Mas a cultura deve ser vista, pensada e tratada como movimento sem fronterias, que não está restrita a um determinado espaço geográfico ou segmento social.
A cidade, como um todo, é uma grande fábrica cultural. é importante, então, dar espaço, discutir, entender e valorizar as coisas boas e os movimentos que acontecem também nos subúrbios e periferías como o rap, o hip hop, o funk, o street dance, o grafite, a capoeira.
Bem sabemos que existem culturas e culturas... mas cabe a cada indivíduo selecionar o que realmente faz sentido, vale a pena, bem elaborado, que fale das realidades e necessidades, mas como forma de vida, de beleza pensamentos e ideais.
Temos que aprender com aquilo que é novo e entender que ser diferente não significa ser inferior.

ARTE - CULTURA - EDUCAÇÃO


"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver."

(Bertold Brecht)


"Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente."

(Sergio Mamberti)


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão ."